A alfândega de Israel migrou em 14 de janeiro de 2018 para o sistema 'Global Gate', que aplica diferentes procedimentos de importação dependendo do valor do envio FOB:
— Para envios de valor inferior a 1.000 USD: ficará tudo igual, sem alterações
— Para envios com valor superior a 1.000 USD: aplicam-se as seguintes modificações:
· Exigência de Procuração Digital (POA): O novo regulamento exige que cada despachante aduaneiro tenha uma procuração válida para representar o importador perante a alfândega israelita. O importador deve escolher a DHL como intermediário. O POA deve ter uma data de validade, desde que o importador tenha acordo com a DHL Israel.
· Exigência de declaração digital do importador: este procedimento abrange o tipo de relação comercial existente entre o importador e o fornecedor ou um terceiro. A declaração será válida por doze meses para cada fornecedor.
· Packing List: é necessário anexar a Packing List com a descrição por peça no momento da recolha na origem ao tratar de uma remessa de várias peças.
· Smart Card: o importador é obrigado a ter um Smart Card para fazer a assinatura eletrónica. Apenas o portador do cartão pode usá-lo.
· Aqueles que não possuem um Smart Card devem ir ao Gateway da DHL para autorizar o despacho. Quando tenha o Smart Card, o importador terá a possibilidade de gerar uma procuração para os seus agentes aduaneiros.
Essas mudanças são de interesse para empresas e particulares.